sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Pertinho do Coração


Malcolm Roberts canta "Love is a Many Splendored Thing"


Percebam como Roger Burmester posiciona seu alaúde.


Veja como Zé Henrique e Danial Viola posicionam suas violas.


O violão de Nonato Luis, sempre perto do peito. Observe também as expressões no rosto do músico enquanto executa "And I Love Her" ("E Eu a Amo"), comprovando que a música não precisa ter nacionalidade para que sua beleza seja percebida.

A canção interpretada no vídeo pelo cantor inglês Malcoln Roberts - "Love is a many splendored thing" ("O amor é uma coisa muito esplendorosa") - é uma das mais conhecidas da música romântica em todo o mundo, e é lindíssima. Mas tem o acompanhamento de uma orquestra - o que não invalida, de forma alguma, sua beleza. 
Entretanto, quando se fala em música romântica, logo nos vem à mente instrumentos como o violão, a viola sertaneja, o alaúde (este, muito antigo, mas sempre lembrado em poesias, poemas, filmes românticos, etc.). Digo "viola sertaneja" porque existe um outro tipo de instrumento também chamado "viola", que é uma variante do violino e está sempre presente em orquestras sinfônicas e filarmônicas. 
Mas por que o violão, a viola sertaneja e o alaúde estão sempre associados ao romantismo e a tudo que se refira ao amor. Creio que a resposta está evidente na forma como eles são posicionados pela pessoa que os toca: sempre perto do peito. Ou seja, perto do coração. Creio que, assim como os instrumentos de uma orquestra são orientados por um regente (ou "maestro"), os acordes de um violão, de uma viola sertaneja ou de um alaúde seguem a orientação de um outro "maestro": o coração. Vejam nos vídeos como eles são executados.  

3 comentários:

  1. Pois, o maestro na orquestra tem papel fundamental, assim como o coração no amor...explica-se ai a coicidência do que tem haver dos estrumento musical e melodia relacionado ao romantismo!Muito bom seu ponto de vista Elias assim como o tema abordado por você! bjss Cris Duarte:*

    ResponderExcluir
  2. Quanto romantismo Elias!Desculpe-me,invadi o seu cantinho maravilhoso,porque também sou romântica.
    Beijo na sua alma romântica!!!
    Iria

    ResponderExcluir
  3. Iria, você não invadiu, esse "cantinho" existe exatamente para pessoas como você e todas as que queiram vir a ele. Você sempre será muito bem vinda. Bjs!

    ResponderExcluir

Seus comentários são muito importantes e serão sempre bem vindos.